Países ricos noticiam mudanças climáticas de forma diferente dos países pobres


PIB per capita é o indicativo mais forte.

Os veículos de notícia dos países ricos têm maior probabilidade de enquadrar a mudança climática como uma questão política interna, enquanto as dos países mais pobres relatam mais sobre desastres naturais e relações internacionais.

*Por Laura Hazard Owen no Poder 360

Os veículos de notícias dos países ricos noticiam a mudança climática de forma muito diferente das organizações de notícias dos países mais pobres, de acordo com 1 novo relatório — e isso não mudou muito com o passar do tempo, apesar de 1 olhar mais detalhado sobre como essas organizações divulgam o assunto mostrar pequenos sinais de progresso.

Em 1 estudo publicado na edição de setembro da Global Environmental Change, pesquisadores da Universidade do Kansas e da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hanoi analisaram como a mídia em 45 países e territórios enquadrou as mudanças climáticas e como essa cobertura afetou fatores socioeconômicos e ambientais, como o PIB per capita, a frequência de desastres naturais, os níveis de emissão de dióxido de carbono e os níveis de liberdade de imprensa.

A amostra total incluiu 37.670 artigos jornalísticos, publicados de 2011 a 2015, de 84 publicações (geralmente jornais) em 4 idiomas (inglês, francês, espanhol e português). Os pesquisadores então classificaram o enquadramento de cada 1 dos artigos, atribuindo a cada, 1 dos sete quadros: Impacto Econômico, Política Doméstica / Impacto Regulatório, Evidência Científica, Progresso Social, Energia, Relações Internacionais e Impacto Natural.

Saiba o que eles encontraram:
— Eu teria pensado / esperado que a concepção da cobertura das mudanças climáticas mudasse com o tempo (tornando-se mais … urgente?), mas isso não aconteceu, pelo menos durante os 4 anos abordados neste estudo: o enquadramento foi amplamente consistente durante o período. A urgência de cobertura da mudança climática continua sendo 1 problema nos Estados Unidos, e muitos jornais falham em cobrir o mínimo da temática.

CONTINUE LENDO AQUI:

https://www.poder360.com.br/nieman/paises-ricos-noticiam-mudancas-climaticas-de-forma-diferente-dos-paises-pobres/

Links de Notícias