Com a popularização das redes sociais, jornalistas ganham novo campo de atuação


Em tempos de likes e views, jornalismo digital se torna uma área promissora para profissionais capacitados

Quando se fala na profissão do jornalista, o primeiro pensamento é, geralmente, um repórter segurando um microfone, em um programa de rádio ou TV, ou na produção de um jornal impresso. Mas não existem somente esses campos de atuação. Além dessa área, o jornalista pode estar presente na comunicação interna de empresas e também pode atuar na criação de marketing de conteúdo, área que vem ganhando força para profissionais de comunicação.

POR UBM

O aumento do uso da internet nos últimos anos e a popularização das redes sociais fizeram com que as pessoas consumissem mais informações diretamente na web. Com isso, o jornalismo teve que se adaptar para não perder seu espaço, criando novas áreas de atuação a partir dos meios digitais.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui cerca de 140 milhões de pessoas ativas nas redes sociais, sendo que 130 milhões acessam através de seus smartphones — o que corresponde a 61% da população. Além disso, a cada 10 brasileiros, 7 fazem compras regularmente pela internet. Essas informações mostram, ainda, que a população está cada vez mais dependente dos meios digitais.

Esse alto consumo fez com que diversos mercados se adaptassem, como grandes empresas, lojas físicas e até jornais impressos fossem aliados às plataformas digitais. Graças ao marketing digital, novos campos de atuação surgiram para o profissional de comunicação, seja na criação de conteúdo para web e gerenciamento de redes sociais, seja na produção de conteúdo utilizando técnicas de SEO.

E é neste ponto que o jornalista especializado em Marketing Digital ganha espaço neste novo nicho de mercado. Ele é o responsável por inserir essas empresas nas mídias digitais, criando conteúdo relevante e realizando o gerenciamento delas. Organizações que buscam resultado, engajamento com usuários e querem que a sua imagem esteja em evidência nas redes sociais estão cada vez mais apostando neste profissional para fazer parte de sua equipe de marketing.

No sul fluminense, buscando a melhor maneira para capacitar o profissional da área de comunicação, o UBM — Centro Universitário de Barra Mansa — está com inscrições abertas para a pós-graduação em Jornalismo Digital, curso único na região. A especialização traz temas como Tecnologia de Informação aplicada ao Jornalismo, práticas com jornalismo de dados, assessoria de imprensa na web, produção audiovisual, entre outros. Para mais informações acesse nosso site.

FONTE:

https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/especial-publicitario/ubm/conhecimento-transforma/noticia/2019/08/12/com-a-popularizacao-das-redes-sociais-jornalistas-ganham-novo-campo-de-atuacao.ghtml

Links de Notícias