Marcos Coimbra: Aécio perde no 2º turno, mas sai fortalecido para 2018

do site GGN

Jornal GGN - Em entrevista exclusiva ao GGN na tarde deste domingo (5), o economista e fundador do instituto Vox Populi Marcos Coimbra avaliou que o cenário de segundo turno da eleição presidencial deve ser entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Na visão de Coimbra, Aécio arremeterá mais de 40% dos votos válidos nessa segunda rodada nas urnas, mas assistirá à reeleição da candidata petista. Em contrapartida, Aécio fertilizará terreno para se apresentar mais forte na eleição de 2018.

A tese de Coimbra leva em conta uma pesquisa feita pelo Vox Populi em meados de setembro. Nela, a população brasileira aparece dividida entre simpatizantes do PT e um bloco anti-PT um pouco menor que o primeiro grupo, mas bastante consolidado.

Na visão de Coimbra, a sociedade assimila como portador oficial do discurso anti-petista o PSDB. Logo, Marina Silva não tem muito espaço nesse nicho. “Quem pega essa bandeira [de oposição oficial ao PT] é o PSDB. É um partido estruturado e reconhecido pela sociedade, que vem fazendo oposição ao PT desde que existe. Nós fizemos uma pesquisa qualitativa agora em setembro e as pessoas diziam nela que a oposição ao PT é o PSDB, não Marina Silva. A opinião pública percebe que existe PT e anti-PT, e esse anti-PT tem a corporificação no PSDB”, enfatizou.

Segundo ele, Aécio ainda tem uma vantagem sobre seu antecessor na disputa presidencial, José Serra (PSDB). “Serra atua na política na lógica da terra arrasada. Ou ganha ou nada resta no território no qual ele avançou. Ele vai destruindo tudo no seu percurso. Aécio não. Acho que, para 2018, Aécio sai muito fortalecido dessa eleição.”

Onda marinista

Segundo Marcos Coimbra, a queda de Marina nas pesquisas de opinião se deve à fragilidade da estratégia adotada pela própria pessebista. “A Marina está pagando, ao que tudo indica, o ônus do que era seu grande trunfo, que era ser uma pessoa reconhecida como de bem. Quanto mais ela se expôs e quis se apresentar como pessoa de bem, mas ela abriu para críticas no plano pessoal, onde é mais fácil de se criticar e desconstruir.”

A entrevista foi cedida ao jornalista Luis Nassif e está disponível abaixo, na íntegra.

http://jornalggn.com.br/noticia/marcos-coimbra-aecio-perde-no-2%C2%BA-turno-mas-sai-fortalecido-para-2018

Links de Notícias